TRANSFORMAÇÃO

 Nossa pesquisa mostra que o grau de mudança necessário à adoção em larga escala do paradigma do valor em saúde, por meio da agenda VBHC, implicará em reorientação operacional e estratégica dos prestadores.
Não será possível “encaixar” cuidado com base em valor nos arranjos organizacionais existentes. 

A contradição estrutural que impede a disseminação da agenda VBHC no sistema de saúde é a seguinte: prestadores de serviço não conseguirão mudar "de um salto" para um modelo baseado em valor sem comprometer sua saúde financeira, pois esta é dependente de formatos de remuneração não baseados em valor.

O modelo MCPAD® foi concebido para remover essa contradição.

A solução a que chegamos se apropria de uma ideia originada na própria comunidade internacional de especialistas em VBHC, que é a criação de uma estrutura gerencial interna para supervisionar a articulação dos recursos e informações que viabilizam as iniciativas em VBHC na organização.

Essa estrutura é denominada ESCRITÓRIO DE GESTÃO DO VALOR (Value Management Office - VMO). 

Segundo o formulador original da proposta (ver referência Kaplan et.al. no documento "O MODELO MCPAD® COMO EIXO PARA A GESTÃO ESTRATÉGICA DE ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE COM BASE EM VALOR - VISÃO GERAL DO MODELO" ).

“[...] os líderes devem agora considerar a criação de um "escritório central" para supervisionar a criação de todos os recursos e informações para tais iniciativas. Um "escritório de gestão do valor" pode melhorar muito a capacidade de uma instituição para melhorar resultados e custos em toda a empresa. No mínimo, ele pode servir como um centro de excelência para auxiliar unidades clínicas descentralizadas em resultados e mensuração e gerenciamento de custos, a definir prioridades para projetos de melhoria contínua, facilitar a criação de modelos de pagamento baseados em valor com seguradoras e empregadores e garantir que novas plataformas de tecnologia da informação estejam alinhadas com a agenda do valor“ .


O MCPAD® especifica a arquitetura de um sistema de gestão que é operado a partir da dimensão “desfechos” das atividade de um “escritório do valor”.

No ano 1- o ano em que a organização opta por preparar-se para a agenda VBHC- o VMO é periférico à organização. Os desfechos capturados, processados e analisados têm pouca influência sobre o dia-a-dia. 

A missão do VMO é expandir progressivamente sua influência tornando-se o centro das atividades da organização em 5 anos.

Portanto, MCPAD® não diz respeito simplesmente a um projeto de mudança ou melhoria contínua de atividades existentes, mas a um projeto de transformação catalisado por captura, processamento e análise de DESFECHOS CLÍNICOS - uma atividade que hoje não existe em praticamente nenhuma instituição, mas sem a qual a agenda da saúde com base em valor não se instaurará.
Share by: